quinta-feira, 7 de outubro de 2010

COMO DEVO ME VESTIR NO TRABALHO

"Roupa social, em especial a de balada, é uma coisa; roupa profissional é outra".
( frase que a consultora Gloria Kalil em uma palestra para funcionários de um grande banco)


Ontem na faculdade começou uma discussão sobre, como se vestir dentro de uma empresa, uma colega de faculdade foi despedida, motivo , trajes inadequados dentro da empresa.


Como uma gestora em RH não podia ficar calada, afinal esse tema sempre foi solicitado pelos meus clientes na hora de ministrar uma palestra ou dar uma consultoria, lembro de uma empresa em Sobral, onde na primeira entrevista que fiz com os empresários as reclamações eram uma só:

– Minhas funcionarias não sabem se vestir abusa dos decotes, shorts curtos e não sabemos como lidar com isso, afinal elas representam a nossa empresa.


Na minha primeira visita apenas para conhecer o ambiente de trabalho , observei, anotei e analisei todo o comportamento dentro da empresa, observei que essa questão era preocupante, afinal a empresa era do seguimento de varejo atendia homens e mulheres e muitas vezes um casal, o marido e a esposa entravam para realizar uma compra e surgia certo desconforto quando eram atendidos pelas consultoras de vendas.


Meu primeiro encontro com os consultores de vendas, levei uma revista Você S /A , onde a matéria era exatamente sobre como se vestir dentro da empresa, deixei a revista circulando pela sala durante 20 minutos e depois solicitei que cada um falasse um pouco sobre as matérias publicadas nessa edição da revista .


Não deu outro assunto, logo começaram a falar:

- Paula, sempre vou trabalhar do jeito que gosto , amo shorts curtos e salto alto;
-Paula , eu mesmo noto que perdemos vendas , afinal todos nós vamos para o trabalho com roupas decotadas.
- Paula você acha que devemos mudar nosso estilo de se vestir, às vezes ate queria mais é caro essas roupas;

Se vocês pensam que as perguntas, indagações, parou por aí , essa conversa durou cerca de 1 hora e eu só anotando tudo que elas falavam. Essa tática de levar a revista foi ótima, pois não precisei impor nada e nem criticar a maneira que cada uma se veste, alias nem toquei no assunto de roupas, dentro da revista tinha varias matéria sobre vários assuntos mais o que chamou a atenção delas foi “ A MANEIRA COMO SE VESTIR DENTRO EMPRESA.”

Apenas no final da palestra sugerir cada uma pensar numa farda, algo moderno, elegante, que elas pudessem participar dessa composição do novo look e falei que o funcionário de uma empresa é o cartão de visita, comentei que cada uma carrega a imagem e a reputação da empresa que trabalhar com roupas mais formais impõe respeito e valoriza o profissional. E que muitas vezes Roupas explicitamente sensuais provocam olhares entusiasmados nos colegas, visitantes e clientes da empresa.

Há mulheres que gostam tanto de moda que não resistem a usar as últimas novidades – assimetrias, recortes e, ultimamente, até a encantadora dupla short e salto alto, uma graça para ir à faculdade, passear no shopping ou sair à noite e uma desgraça para quem tem um emprego e planos de prosperar.
Bom Senso e bom gosto são ingredientes básicos que nunca sairão de moda

Estar bem-vestido demonstra que o profissional pode representar

bem a empresa.

texto Paula Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário